Plágios da Bíblia (Voltaire)

7 de fevereiro de 2014

1°)Sanchuniathon, que escrevia na Fenícia muito antes de os judeus se terem reunido nos desertos, atribui aos homens dez gerações até a época do pretenso dilúvio universal.- Os livros atribuídos a Moisés também supõem dez gerações.

2°)A curiosidade de uma mulher chamada Pandora é fatal ao gênero humano. – A curiosidade de uma mulher chamada Eva faz o gênero humano ser expulso de um pretenso paraíso.

3°)Baco fornece uma lei escrita em duas tábuas de mármore, ergue as águas do mar Vermelho à direita e à esquerda para fazer seu exército passar, detém o curso do Sol e da Lua. – Moisés também fornece leis escritas em duas tábuas de pedra, atravessa o mar Vermelho a pé, enquanto seu sucessor, Josué, detém o Sol e a Lua.

4°)Minerva faz jorrar uma fonte de azeite, Baco uma fonte de vinho. – Moisés dá aos judeus apenas uma fonte de água no deserto.

5°)Filemon e Baucis oferecem a deuses, na Frígia, a hospitalidade que uma aldeia lhes recusa, perto de Tiana: os deuses transformam sua cabana em templo e a aldeia em lago. – Os judeus imitam essa fábula da maneira mais infame, dizendo que os habitantes da aldeia de Sodoma quiseram violar dois anjos, e Sodoma é transformada em lago.

6°)Os gregos supõem que Agamemnon quis imolar sua filha Ifigênia e que os deuses mandaram uma gazela para ser sacrificada no lugar da moça. – Os judeus supõem que Abraão quis imolar seu filho e que Adonai mandou um carneiro para ser imolado no lugar de Isaque.

7°)Niobe é transformada em mármore. – Edite, mulher de Lot, é transformada em estátua de sal.

8°)Hércules traído por mulheres. – Sansão traído por mulheres (Dalila).

9°)O asno de Sileno fala. – A jumenta de Balaão fala.

10°)Hércules levado ao céu numa quadriga (carro puxado por quatro cavalos). – Elias sobe aos céus numa quadriga.

11°)Os deuses ressuscitam Pélope. – Eliseu ressuscita uma menina.

Conclusão: Quem se der ao trabalho de comparar todos os acontecimentos da fábula e da história antiga grega ficará espantado por não encontrar uma só página dos livros judaicos que não seja um plágio.

Voltaire. Deus e os homens. São Paulo: Martins Fontes, 2000, pp. 100-101.

 

 

Número de Visitas 128

21 Comentários

  1. Discordando de VOLTAIRE.

    SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
    Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.
    Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens.Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.
    Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta. Salmos 90.

    Filémon e Baucius ou Báucis são dois personagens da mitologia grega. Filemon é um velho camponês, marido de Baucis, que recebeu junto com esta a visita do deus Júpiter em sua própria casa. Por tê-lo recebido bem, foram ambos poupados de um terrível dilúvio. (Copiei e colei Internet).

    Prezado PQ, distintos que, sucessivamente, opinarão após mim.

    Talvez esteja eu, demasiadamente, equivocado do alto de minha limitação interpretativa. De modo que desde já antecipo o pedido de escusas.
    Saparei apenas um dos personagens referidos no texto ora comentando, este da mitologia, no qual o texto publicado pelo exímio PQ, diz ter sido vítima de plágio da Bíblia Sagrada. Diga-se, que muitas partes do Livro por excelência tenha sido copiado de outros documentos anteriores a ela. Evidentemente, que se copiado é porque os escritos nasceram antes. O que de logo não me convence. Ainda que eu estivesse disposto a esforçar-me para tal. Entretanto é muito difícil não aceitar a provocação, ou de maneira que opino, essencialmente, por não aceitá-la. Ainda que de mim divirja o publicador, saliente que o faço firmado no que me garante o próprio Voltaire: embora não concorde com uma palavra do que afirmes, defenderei até a morte o direito de dizê-las. É o espeque, mas, o estribo é a palavra inefável e misteriosa de DEUS na Bíblia. Pois DEUS é mistério. É sobrenatural. É loucura para os sábios. (1. Coríntios 1: 18-19).
    Pois bem.
    O Salmo 90, um cântico ou poesia que não foi escrita pelo Rei Davi, mas, por Moisés há 3.500 anos passado, ou seja, 1.500 antes de Jesus Cristo. Se não me emaranhei no cipoal de minhas pesquisas, a história do casal Filémon e Baucius, deu-se em 41 ac. Não compreendo como é que o livro da vida é a todo tempo questionada por alguns poucos. Com todo respeito e vênias, naturalmente.
    Outra coisa que me surpreende é acerca da fé do ateu. Para quem é, claro. É necessário ter muita fé para não se crer também.
    Pois a fé deste comentarias é inefável e não carece de miraculosas explicações. Está grafada num livro da Bíblia que ninguém sabe quem escreveu, Hebreus 11, que diz:
    Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
    Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
    Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
    Ora, sem fé é impossível agradar a DEUS; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
    DE FORMA, que por fim, os questionadores parecem demonstrar muito mais sede de DEUS, do que os que o segue, do que os que são discípulos dos ensinamentos de Cristo.
    Nada pessoal, amigos. A discordância é apenas no campo do debate.
    Rogério Lima. (Em 08/02/2014).

  2. Grande professor Paulo. Um gênio do crime, ou melhor, do Direito do Crime. Muito admirado por seus alunos. Que pena que não perde oportunidades de atacar o cristianismo. Cuidado, professor. Muitos tentam achar erros e vícios na Bíblia ou na história de Jesus. Mas nós sabemos que não existe esse relativismo absoluto, porquanto existe uma VERDADE. Mesmo que ela tenha vários lados, ela não deixa de ser una. E a verdade é bem maior do que qualquer falácia, um dia ela acaba aparecendo.

  3. Os não crentes não perdem a mania de se identificar com o que falamos e de se sentirem ameaçados, mesmo sem ameaça alguma. É a carapuça que serve. Apenas.

  4. “Nunca é alto o preço a pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo” parabéns pela sua postura professor, religiosos se acham no direito de pregar as suas baboseiras a todo tempo mas não aceitam quando alguém assume ter um ponto de vista diferente, saem batendo o pé e ameaçando como crianças de 9 anos de idade.

  5. Pelo menos eu, caro Marcelo, não me sinto ofendido e nem pretendo ofender ao autor do texto, ao postador e nem aos comentaristas. O professor PQ sabe do respeito que nutro por sua pessoa e pelo pensador que é. Sem dúvida que suas ideias e visão, contribuem para os eventuais debates que se possa travar. Outra coisa, os religiosos, no meu compreender, também são questionáveis e não me alio às práticas religiosas… estamos falando da Bíblia, um livro, sem dúvida nenhuma, de grande relevância milenar. Compreendo ainda, o seu mister Espiritual e sobrenatural, ainda que os senhores não concordem com isto. Mas, ai é questão pessoal minha que deve ser respeitada como respeito a fé dos senhores de não crer que a Bíblia é inspiração de DEUS. Todavia, não podem impedir-me de crer…
    Abraço fraternal.
    Rogério Lima.

  6. Sou “crente” Professor. Adquirir suas obras de direito penal, mesmo tendo conhecimento de que V. Exa. transparecesse não possuir uma fé cristã. Naquela ocasião isso não importava. Importava-me, isso sim, o Direito Penal. Com assombro percebo que V. Exa. se importa com a fé de seus leitores, eis que busca meios de abalar os fundamentos das crenças destes, principalmente os cristãos. Permite, ainda, que determinadas pessoas sejam motivo de escárnio alheio por não professarem as suas convicções filosóficas. Obrigado por abrir meus olhos.

  7. Caro Saulo:
    Não pretendo abalar a fé de ninguém.
    Quero apenas me expressar, tal como me permite um Estado laico.
    Tenho tanto direito de ser ateu ou agnóstico, como vc de ser crente, judeu, muçulmano, cristão etc.
    Abraço.

  8. Se há algo, verdadeiramente, inabaláveis são as fés dos que professam Deus Javé e dos que nada reverenciam ou do ateu. Entretanto, noto que é necessária muita fé para não se acreditar na existência de DEUS Jeová. Trata-se também de fé. Fé em nada. Mas, reitero o que encerrei no primeiro comentário. As discussões aqui não devem descambar para o pessoal. Tenho imenso respeito pelo professor PQ e já vi casos mais emblemáticos em que pessoas, radicalmente, contrário a existência do criador, convertem-se a ele.
    Abraço a todos.
    Rogério Lima.

  9. Acredite Professor! Defendo inteiramente o seu direito de expressão tal como lhe permite um Estado Laico! Como disse, meus olhos foram abertos, nunca imaginei que ser agnóstico ou ateu implicasse, necessariamente, em buscar meios de demonstrar que teístas embasam suas convicções em falsas premissas.

    Sinceramente, tenho a esperança de que as pessoas possam, um dia, conviver sem que tenham suas convicções filosóficas ou crenças diminuídas por outras, ou sejam motivo de escárnio por crentes ou descrentes.

  10. PARA ACABAR COM A DISCUSSÃO, FAÇAMOS A SEGUINTE EXPERIÊNCIA:

    METERIAIS:

    1 BALDE GRANDE

    ÁGUA PARA ENCHE-LO

    INICIANDO A EXPERIÊNCIA

    PEGUE O BALDE E ENCHA-O COM A ÁGUA ATÉ TRANSBORDAR. FEZ ISSO?

    DEPOIS OREM A DEUS PARA QUE ELE FAÇA A ÁGUA PEGAR FOGO COMO ELE FEZ NA HISTÓRINHA SOBRE ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL.

    OROU? OROU!

    OQ ACONTECEU?

    NADA? ISSO JA ERA ESPERADO

    TALVEZ OS CRISTÃOS POSSAM DIZER:

    “DEUS NÃO VAI RESPONDER A ISSO, POIS A BÍBLIA DIZ PARA NÃO TENTARMOS A DEUS”

    EU RESPONDERIA:

    “A BÍBLIA TB DIZ QUE ‘DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER’, EU ESTOU ESCARNECENDO E ISSO FORÇA ELE A RESPONDER A TODA PROVA

    SE ELE NÃO RESPONDER TALVEZ SEJA PQ ELE TA DORMINDO E VCS TEM QUE ACORDA-LO OU SERÁ QUE ELE NÃO TENHA PODER PARA FAZER ISSO OU DEUS NÃO EXISTE E AS COISAS Q TA ESCRITO NA BÍBLIA É MENTIRA?

    QUAL DAS ALTERNATIVAS VOCÊS CRISTÃOS ESCOLHEM

    CÉTICOS NÃO PRECISAM GASTAR VERBO COM ESSES CRENTINHOS, COLOQUEM O DEUZINHO DELES A PROVA E VCS VERÃO O RESULTADO

  11. Exatamente Anderson, tirando o caps ligado vc está correto em tudo que disse, não somos nós que temos que provar que deus existe, cabe o ônus da prova a quem alega, o que vejo é que pessoas de cabeça fraca atribuem a um ser mitológico a causa de fatos e acontecimentos de sua vida, na verdade todos nó temos momentos difíceis em nossas vidas, e às vezes em um momento de desespero tendemos a atribuir um acontecimento fruto do acaso a um ser fruto de nossa imaginação, desde que me entendo por gente me dizem a frase “jesus voltará” e até agora nada! e já se passaram mais de 2 milênios e até agora nadinha! acho incrível que um ser tão poderoso tenha que se valer de simples mortais para defendê-lo, se vocês se sentem incomodados com supostas afirmações, por gentileza peça ao ofendido que se manifeste pessoalmente, afinal de contas, um ser que criou tudo que existe não precisa de patronos.

  12. Sempre digo que quando se trata de leitura, ainda mais na complexidades que são os textos antigos, é necessário uma exegese, tirar o óculos pós-moderno e tentar pelo o minimo possível (isso requer um estudo longo, conheço um professor de Teologia que tem 3 anos lendo minuciosamente o capitulo 3 de gênesis) buscar aprofundamentos literários, linguísticos, culturais, históricos e até geográficos. Porém, a nossa leitura imediatista nos traz interpretações imediata e “lógica”. O texto tem sua validade para quem foi destinado, seja lá sua origem hebreia, grega, na mesopotâmia…

  13. Concordo com os teólogos liberais: Deus se faz presente onde há a preservação da vida. E, um camarada chamado Levináz que diz: “Deus só existe se o outro existir” é na percepção, admissão, respeito, amor, perdão, inclusão … do outro, que Deus é cultuado.

  14. Sr. Rogério, como é bom termos o privilégio de sermos filhos de um Deus soberano, maravilhoso, fiel, justo e perfeito como é o nosso Deus. Glórias a Ele eternamente!

  15. Prezado Anderson Batista,

    sua proposição é apenas uma grande falácia (dicotomia), onde o argumentador fornece as possíveis soluções em seu argumento. A água não retornar para o balde não prova que Deus não existe ou que ele está dormindo conforme a falácia seguinte.

    As idéias apresentadas pelo autor também não provam a ocorrência de um plágio, mesmo que as escritas bíblicas sejam mais recentes isso não implica que tenha sido baseadas na mitologia grega, esse tipo de argumento também não passa de mais uma falácia. Algo que ocorre depois de algo não está necessariamente interligado, a não ser que existam provas verdadeiras e não idéias sugeridas sem nenhum embasamento.

    Bom dia a todos.

  16. Fato: Moisés escreveu a Bíblia uns 1.500 anos A.C // Fato: o Povo hebreu iniciou com Abrão uns 3.000 anos A.C // Fato: Os Sumérios viveram 20.000 anos antes de Cristo.
    Agora se você acha que a Bíblia não é um plágio de relatos Sumérios, comprovados arqueologicamente, realmente sua fé é cega e irracional e incapaz de ver que o verdadeiro Deus, não o chamado Jeová/Javé/Elohim da Bíblia, mas o “Criador de Tudo”, criou muitos seres pelo universo, e que os usos para nos criar. Seu poder estar além da Bíblia, além de qualquer história humana. E a breve comprovação da existência de Extraterrestre irá provar isto. Claro que os chamarão de demónios, e armadilha do Diabo, para continuar não admitindo o Deus maior que o da Bíblia. Moisés ao escrever sobre a criação do homem diz de maneira fantasiosa/mágica que do barro se fez vida, e texto Sumério diz que com experiência genética em recipiente de barro se fez alteração de DNA de “macacos” com ET e se criou o homem. É bem mais fácil acreditar que o boneco de barro criou vida, do que Deus utilizou outros seres para nos criar através do DNA, como explicar o que é DNA ao homem de 5.000 anos atrás ?

  17. SÓ EXISTE UM CRIADOR DO UNIVERSO QUE O FEZ PARA QUE TUDO FUNCIONE INFINITAMENTE. O HOMEM, OS SENHORES DO MUNDO CRIOU A RELIGIÃO PARA DOMINAR O POVO.OBSERVE QUANTAS RELIGIÕES TEMOS HOJE SO O CRISTIANISMO TEM MUITAS IGREJAS E MINISTÉRIOS. O POVO AINDA É MASSA DE MANOBRA.HOJE NÃO ´SÓ PARA OS GOVERNOS MAS PARA AS INDÚSTRIAS DAS RELIGIÃO AS IGREJAS SÃO VERDADEIROS IMPÉRIOS.A BRAÇOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *