O Deus de José Saramago – citações

20 de setembro de 2010

Se o homem fosse imortal, não precisaria de Deus;

Deus é uma criação humana, como muitas criações humanas, a certa altura toma o freio nos dentes e passa a condicionar os seres que criaram essa ideia;

Fica claro que o milagre é uma ilusão de ótica absurda e inútil. Cristo expulsa os demônios do corpo de um pobre homem e eles entravam nos porcos que morriam endiabrados na água libertando novamente os diabos para entrar em qualquer corpo. Você sabe, o diabo não morre;

Esta religião (o cristianismo) foi fundada sobre sangue, sofrimento, renúncia e martírio. É uma religião de horrores. Em o Evangelho segundo Jesus Cristo, o meu diabo até diz: “é preciso ser Deus para se gostar tanto de sangue”, o que soa como um soco no estômago. O próprio diabo diz a Jesus, quando ele sacrifica a ovelha a mando de Deus, “você não aprendeu nada”, quer dizer, não aprendeu a respeitar a vida, a resistir;

Há quem continue buscando Deus porque ainda não apagamos totalmente o medo, nem eliminamos a morte;

O Vaticano, como já não crê na existência da alma, se ocupa da repressão dos corpos;

O Vaticano se escandaliza muito facilmente, especialmente com pessoas estranhas a seus quadros. Eles deveriam se concentrar nas suas orações e deixar as pessoas em paz;

A mensagem do cristianismo é que devemos amar-nos uns aos outros. Não tenho obrigação de amar a todos, mas, sim, de respeitar a todos;

A Igreja católica, que tanto critica “os fundamentalismos” de outras religiões, na verdade está dando mostras de uma cegueira sem limites, o que era de esperar desses campeões da intolerância;

Sou um ateu produzido pelo cristianismo;

As religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos. As religiões serviram sempre para dividir. A história de uma religião é sempre uma história do sofrimento que se inflige, que se autoinflige ou se inflige aos seguidores de outra e qualquer religião. E isto parece-me de tal modo absurdo que creio mesmo que o lugar do absurdo é por excelência a religião;

Levamos o diabo e Deus dentro de nós; aí nasceram e aí continuam vivendo. O bem e o mal são obra humana. Não posso acreditar num Deus que não existe ou que nunca se apresentou. Eu não necessito de Deus. Nunca tive nenhuma crise religiosa. Vivi meu ateísmo numa tranquilidade total. E digo a mim mesmo: nasceste, estás vivendo, morrerás, e acabou;

O mundo seria mais pacífico se todos fôssemos ateus;

Tenho umas contas para acertar com Deus, porque há coisas que não lhe perdoo, se supostamente ele existir. Não suporto a maldade e a hipocrisia que cresceram à sombrar não só do cristianismo, mas das religiões em geral, que nunca serviram para unir os homens;

Viver eternamente nunca seria uma coisa boa;

Tudo o que existe, toda a percepção que temos do que existe está em nossa cabeça. Quer dizer, às vezes digo que o lugar da transcendência é a mais imanente de todas as coisas, que é o cérebro humano: é aqui que está Deus, é aqui que está a justiça e a injustiça. Tudo está dentro da cabeça. Então, talvez o que esteja ocorrendo conosco seja uma caminhada lenta, muito lenta, cheia de contradições, em direção à razão. Mas não creio que já tenhamos chegado.

 

Extraídas de As Palavras de Saramago. S.Paulo: Companhia das Letras, 2010.

 

 

Número de Visitas 3998

36 Comentários

  1. Saramago pagará caro pelo seu ateísmo: o inferno é sua nova morada. Mas há ainda tempo de arrependimento para seus leitores ateus. Arrependei-vos e crede no evangelho!

  2. O engraçado é observar aqueles que se dizem tão religiosos e justos, são aqueles que mais querem o mal daqueles que não acreditam no mesmo que eles, não é mesmo meu caro Raimundo?

    São destes pensamentos que surgem tantas guerras, e são pessoas assim que fazem durar tantos e tantos anos tais conflitos.

  3. Pobre Saramago! Tão grande em sua arte, e, paradoxalmente, tão pequeno no entendimento do livre arbítrio com que Deus presenteou os homens…. Como se Deus fosse o responsável pelas horrendas escolhas que estes fazem! (“Eis que
    ponho diante de ti, duas opções: a vida e a morte… escolhe, pois a vida!” Dt.30: 15 e 19b).
    Infelizmente, sua genialidade é oca, não lhe preenche, tampouco distribui aos outros o que é essencial – e que só Deus pode produzir em nós: paz, sensibilidade, amor, esperança e certeza de vida eterna. Uma grande pena – e uma grande CEGUEIRA ( a despeito do seu “Ensaio sobre a cegueira”).

  4. Saramango,
    Os vencedores são diferentes da multidão. Nunca justifique o fracasso. Recusa-se a afundar na lama, colocando a culpa nos outros .Procure a saída.
    A felicidade começa pelo que vc ouve. Sua mente é a sala de estar das circunstâncias do amanhã. Aquilo que se passa em sua mente será realidade. Logo, o gerenciamento da mente é a primeira prioridade para um vencedor. ” quanto a mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algun louvor, nisso pensai(Filipenses 4.8).
    Vc realmente não é filho de Deus, e sim CRIATURA DE DEUS!

  5. No campo espiritual não existe democracia meu nobre, Deus é sim soberano mas não ditador pois ele deu o livre arbítrio de seguí-lo ou não. A promessa de quem escolher é a vida eterna.

  6. Neste momento, Saramago deve estar vendo que a vida depois da morte, se Deus é invenção dos homens, podia-se inventar um Cristo por ano, não crer em Deus e crer na política dos homens? Esse é o livre arbitrio, e não esqueçam que, democratimente ente Cristo e Barrabas, o povo pediu Barrabas.

    João

  7. Neste momento, Saramago deve estar vendo que ha vida depois da morte, se Deus é invenção dos homens, podia-se inventar um Cristo por ano, não crer em Deus e crer na política dos homens? Esse é o livre arbitrio, e não esqueçam que, democratimente ente Cristo e Barrabas, o povo pediu Barrabas.

    João

  8. Eternidade na concepção judaica não tem haver com quantidade de tempo, mas, com qualidade de vida…

    mt criativo -Se o homem fosse imortal, não precisaria de Deus;é verdade…se fosse imortal de algum jeito invetaria um jeito de matar o outro…

    abração tio!!

  9. Eternidade na concepção judaica não tem haver com quantidade de tempo, mas, com qualidade de vida…

    mt criativo -Se o homem fosse imortal, não precisaria de Deus;é verdade…se fosse imortal de algum jeito invetaria um jeito de matar o outro…

    Rafael de Queiroz Torres
    abração tio!!

  10. OBSERVO QUE TODO ATEU É PROFUNDAMENTE EQUIVOCADO, POIS CONFUNDEM O QUE OS HOMENS FAZEM EM NOME DE DEUS COM O PRÓPRIO DEUS E ASSIM NEGAM SUA EXISTENCIA.
    O VERDADIRO CRISTIANISMO ESCRITO NA BÍBLIA E PRATICADO POR JESUS CRISTO É UMA EXTRAORDINÁRIA PROPOSTA DE VIDA EM TODOS OS ASPECTOS, POIS, DEFENDE A IGUALDADE ENTRE OS HOMENS, RESPEITO, DEFENDE A ECOLOGIA, DEFENDE UMA VIDA SENSATA, EQUILIBRADA…ETC….DIZER QUE DEUS NÃO EXISTE POR CAUSA DOS ERROS RELIGIOSOS DOS HOMENS NA HISTÓRIA É UMA FALTA DE SENSATEZ E INTELIGENCIA INCRIVEL…

  11. Como pode alguém ser Cristão e desejar que o outro, so porque tem coragem de discordarsobre fé , está condenado ao inferno? Paradoxo!

    ” Não faça aos outros o que não queres para ti”

    Não julgues pois com a mesma força serás julgado”

    “As palavras que saem da boca estão no coração”

    Bons pensamentos, boas palavras , boas ações….religião universal.

  12. “Grandes”mestrias esses confrontos…
    Quem afinal ataca Saramago?
    Ora a igreja catolica pois claro!
    Um ateu e o outro “crente”….
    Mas sera mesmo a igreja catolica crente?
    Não estarão os dois, ateu e esse “crente” remando no mesmo barco?
    Claro que sim.
    O diabo é muito habilidoso, ou vcs não sabem isso?
    Claro que sabem…..

    Esta escrito:os simples entenderão e os doutores confundirão.
    Nascer de novo requer humildade e confiança em Jesus Cristo.
    Ele sabe muito bem o que faz.
    Deixem pois as filosofias humanas e abandonai as fabulas.

    O que sereis nao o podereis saber agora.
    Se pensas ser de Deus, faz-te filho obediente.
    Porque nao entrarás no reino se nao fores criança.

  13. Estou com José Saramago e com a sua genialidade. Mas Saramago, ou Einstein, ou outro, precisaria de tanta genialidade para descobrir que é ridículo acreditar em cobra que fala, em jumenta que reclama, em unicórnios e sátiros, e tantas outras estórias e coisas como essas. Como os irmãozinhos gostam de citar versículos, para não ficar cansativo, vou citar apenas dois: Números 23:22 “Deus os tirou do Egito; as suas forças são como as do UNICÓRNIO”; Isaías 14: “Mas as feras do deserto repousarão ali, e as suas casas se encherão de horríveis animais; e ali habitarão as avestruzes, e os SÁTIROS pularão ali”.

  14. Saramago era um cara e tanto! Cada dia que passa torno-me mais e mais a favor da misontropia. A maioria dos seres humanos são patéticos e marionetes de religiões e de Deuses que não existem. Desculpem-me, faltei com respeito. Muito feio e muito pequeno ofender e humilhar o próximo porque ele não segue crenças, dogmas. Então, falsos moralistas e alienados(ops, desculpem de novo). Respeitem o próximo. Respeitem o seu livre arbitrio. Cuidem cada qual da sua vida. A não ser que a minha seja muito interessante e te incomode. Por favor, comece pagando minhas contas, pra eu me importar com sua opinião. Hipócrtitas!

  15. Convivi com crentes e não crentes, convivi com as suas opiniões e ideias de como viver, de como se formou o mundo, de o porquê de existirmos.
    Se me perguntarem se acredito em DEUS direi que sim, eu acredito. Normalmente os ateus são pessoas da ciência que não acreditam em seres míticos, mas pelo meu ver um ser ateu conhece por vezes melhor a religião que um simples cristão praticante. Os ateus tanto que criticam as religiões e as opiniões de quem nelas acreditam, se realmente não lhes importasse estes seres míticos não passavam boa parte da sua vida a criticar.
    Muita gente julga DEUS por o que os cristão fazem , Deus não tem nada a ver com os seus ouvintes.
    Mas se me perguntarem se uma pessoa que vai à missa todos os domingos é menos pecadora que um que não vai certamente não saberei responder pois tanto nos que acreditam num deus como os que não acreditam são pouco perfeitos, portanto sendo eu cristã católica não me acho em nada menos pecadora que um simples ateu e posso dizer que conheci pessoas espetaculares que nunca acreditaram numa palavra de nenhuma igreja.

  16. Alguns dos nossos pais são ateus. Eles imaginam um mundo fantasioso onde não existe nenhum Deus para lhes dizer o que fazer e condená-los por seus muitos pecados. Ateísmo é um estado de ilusão severa, uma desordem mental causada pelo pecado. Ou, talvez nossos pais sejam aderentes de religiões não cristãs. Essas são alternativas ensinadas por demônios e aceitas pelas pessoas para evitar enfrentar a verdade sobre Cristo o Salvador e Juiz. Essa é também uma má função intelectual. Quer sejam da variedade religiosa ou ateísta, os não cristãos são estúpidos e insanos. Visite uma instituição mental e observe os maníacos. Alguns murmuram absurdos para si mesmos. Alguns gritam palavrões incoerentes. Outros espumam pela boca. Outros riem de nada. E ainda outros são violentos. Todos os não cristãos são interiormente assim durante todo o tempo. Mas Deus teve piedade de nós enquanto estávamos presos em nossas loucas ilusões, e nos resgatou do caos interior. Agora nossas mentes são claras. Agora encaramos a realidade e cremos na verdade. Ele nos salvou dos nossos ancestrais insanos, e de uma história de idolatria, incredulidade, assassinato, adultério, divórcio, materialismo, e coisas semelhantes.
    Vincent Cheung | Reflexões sobre II Timóteo

  17. Eu acho piada aos ateus.Admitem a “genialidade”de Saramago sem lhes passar pela cabeça que ele,não conseguiu entender a Biblia.
    Ora se até mesmo o premio nobel não a entendeu,como a podem entender os ateus?

    Mas…esta escrito:A vossa luta não é contra os seres humanos,mas sim contra as potesdades malignas.
    Uma das maneiras simples de entender isto é atirar com pó de talco sobre as cabeças de ateus e outros certos “religiosos”:)
    Ficariam imediatamente visiveis as linhas tipo aquelas que se usam em marionetas… :)

    Ora por acaso não sabem voçês que ateus em vez de bater educadamente a porta,a preferem arrombar?
    Por isso não entram e ficam de fora como os cães!
    Para um cão,agua é apenas agua e serve para matar a sede temporariamente.
    Se perguntarem a um ateu se porcos vivem nas profundezas das aguas,eles chamam-vos de loucos:)))
    Ora irmãos,como podem eles entender a Biblia?
    Para eles Yeshua nunca pode ter andado sobre aguas…

  18. Muita gente acha que a simples agua lava!
    Mas ela nao lava,mas suja cada vez mais.
    É verdade!

    Esta escrito no livro do apocalipse que o mar deixou de existir.
    Como pode isso ser possivel??Sem agua??
    Será isso possivel?
    Claro que sim,mas não me perguntem como porque não sei.
    Existem misterios de Deus que o homem não tem capacidade para os entender.
    Ora tambem isso esta escrito na Biblia.

    De qualquer maneira ja aprendemos que no paraiso nao existem porcos.Ups,peço desculpa,queria dizer agua :))

    Voltando ao tema Saramago e ateus, irmäos para eles agua é apenas agua.
    Agua para beber ou para lavar mesmo.Mais nada.
    Voçês acham que Saramago alguma vez sendo ateu,conseguiria compreender o misterio do batismo?
    O minimo que ele poderia fazer era copiar a resposta certa na Biblia.
    Mas onde iria ele procurar a resposta num “livro”mui confuso e cheio de “fabulas”? :)
    Nem vale a pena….falta humildade.

    Humildade para reconhecer que apenas a Biblia se traduz a ela propria.

  19. http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    Quando iniciei a minha pesquisa histórica acerca da origem do cristianismo senti-me profundamente incomodado com a historiografia oficial. Um não crente como eu percebe prontamente que essa historiografia está seriamente contaminada pela fé. O acatamento da Bíblia não é científico. Claro que o propósito da nossa cultura era lastrear a fé cristã e fortalecê-la constantemente. Para isso, serviu-se da história como um mero instrumento utilitário de convencimento. Se a Igreja dissesse que preto era branco, todos tinham que acreditar piamente. Especialmente os professores, que eram sustentados por ela. Não havia escola que não fosse cristã.

    Não é difícil imaginar o resultado disso séculos a fio. Desse modo, o absurdo passou a se tornar natural, pois a proteção à fé estava acima de tudo. É ai que surge uma questão moral da maior relevância pela sua contradição: a obrigação da academia seria zelar pelo ensino honesto de história [a honestidade é um dos valores basilares do cristianismo] ou dar guarida às necessidades da religião, por mais justificável que isso possa parecer?

  20. está claro a influência nefasta das religiões sobre os sistemas dominantes do mundo, cujo objetivo é limitar o máximo a visão dos miseráveis míopes no sentido de que não compreendam os mecanismo de funcionamento dos mesmo. Partindo deste pressuposto tudo continua sob controle da batuta do divino deus, milhões de miseráveis na África, guerra no oriente médio em seu nome, uma distribuição desigual dos bens materiais no planeta e outras “bênçãos” a mais. O brilhante Saramago tentou elucidar no seu extraordinário ensaio da cegueira, entretanto preferem comentários como os citados acima, paciência.

  21. Parabéns Josafa pelo seu comentário…paciência… lembro de uma frase, que dá sentido a isto tudo e reflete sobre minha família., ” tínhamos as terras, chegaram os missionários com uma bíblia na mão, nos deixaram a bíblia e levaram nossas terras”

  22. Ja Saramago escreveu sobre uma certa cegueira…a dos homens
    Naturalmente que esse Deus ou Deuses de que com boca cheia falam os homens,não existe!
    E a ironia proveniente de Deus observada em Saramago é genial!
    Na verdade o maravilhoso mundo espiritual de Saramago,poucos são os que o conhecem e entendem…
    Como Cristo ja o disse: é preciso nascer de novo…
    Quem o entender alegra-se…quem não,o orgulho domina o cego.
    Grande obra a de Saramago!

    1. MUITO IDIOTA SEU COMENTÁRIO, JOSÉ SARAMAGO TEVE O DIREITO DE ACREDITAR OU NÃO E PONTO FINAL. NÃO SEI PORQUE TANTO MIMIMI, SOMOS RESPONSÁVEIS POR NOSSAS ESCOLHA E ISSO É TUDO, COLHERES OS FRUTOS OU OS ESPINHOS DE NOSSAS AÇÕES E NINGUÉM TEM NADA HAVER COM ISSO.

  23. Me sinto incomodado com tanta hipocrisia. Esses religiosos que não entendem absolutamente nada e não sabe nem mesmo em quê creem. São como cães no cio e são totalmente ignorantes. Não entendem nem a bíblia e não sabem nada sobre Deus. Mesmo assim gostam de citar textos da bíblia totalmente fora de contexto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *