O legal e o ilegal, justo e o injusto, o correto e o incorreto não são qualidades daquilo que designamos como tal, mas uma relação entre o sujeito e a coisa assim designada. Nada existe, enfim, de legal, justo ou correto em si mesmo, mas apenas perspectivas sobre a legalidade, a justiça e a correção.
A lei não é (ainda) o direito, mas a parte mais visível de um iceberg, que são os nossos processos mentais de produção de sentido e realização do direito.
Quem fala de Deus, da justiça ou do direito fala de si mesmo e de suas necessidades e limites.
Quão mais longe (no tempo e no espaço) estamos daquilo que desginamos por violento e injusto etc. (v.g., a escravidão), mais facilmente percebemos como tal; e quão mais próximos estamos, menos facilmente assim o vemos (v.g., a própria escravidão, relativamente aos seus contemporâneos).
O mundo é como uma sala de espelhos em que o que vemos e sentimos e amamos é, em última análise, um reflexo de nós mesmos e de nossos próprios limites, sempre em mutação. Os limites das nossas interpretações são, pois, nossos próprios limites.
A dogmática trata, pois, de subministrar critérios racionais e legítimos (pretensamente) de imputação (objetiva e subjetiva) de responsabilização penal.
267 total views, 1 views today
Feliz palavras!
Deus o abençoe.
Abraço!X
eu nun intindi nadia…
Mas isso é muito relativismo….
Se assim é, então tudo pode ser e não ser direito…
Cadê o resto das frases soltas doutor?
Gostei muito da comparação do mundo com uma sala de espelhos…
Abraço!
Grande Franciso!
Doutor, querido ex-chefe!
Sua sabedoria determina a sua força, sua força determina sua resistência , sua resistência determina seu sucesso….
Amanhã contém mais alegria que qualquer ontem você possa relembrar.
Deus continue lhe abençoado.
E me fez lembrar meus primeiros semestres de faculdade onde aprendi com Kelsen que, a missão sobre perceber o certo e o errado, o justo e o injusto, virtuoso ou vicioso, é tarefa da Ética, ciência que se ocupa de estudar não normas jurídicas, mas morais. O raciocínio jurídico deve apenas valer-se do que é legal e ilegal.
Forte abraço
Gostei.
LINDAS PALAVRAS ADOREI.