Citações – Religião e Mitologia

1 de fevereiro de 2010

Religião é mitologia com outro nome; todo discurso religioso é um discurso mitológico, mas nem todo discurso mitológico é um discurso religioso.

O mundo está repleto de mitos de origem e todos são falsos do ponto de vista dos fatos (…). O primeiro passo para uma leitura do Antigo Testamento é considerá-lo como um produto igual a qualquer outra obra de literatura antiga, que não resultou do talento literário de Deus, mas do homem. (Joseph Campbell. As Mascaras de Deus. Mitologia Ocidental).

A igreja é exatamente aquilo contra o que Jesus pregou – e aquilo contra o que ele ensinou seus discípulos a lutar (Nietzsche).

Deus nenhum morreu por nossos pecados; nenhuma redenção por meio da fé; nenhum ressuscitar após a morte – tudo isso são falsificações do cristianismo genuíno, pelas quais se deve responsabilizar aquele funesto cabeça arrevesada – Paulo- (Nietzsche).

Disse um cristão: “só há um Deus: Jesus Cristo!”; ao que um muçulmano retrucou: “realmente só há um Deus; mas esse Deus é Alah, e Maomé é seu profeta!”; enquanto um judeu pensava consigo mesmo: “nosso Deus é mais antigo”. E estavam todos enganados.

O monoteísmo é a versão religiosa do autoritarismo (Flávio Kothe).

A fé em Deus prova a fé mesma, mas não a existência de Deus. E ainda que a fé provasse a existência de Deus, restaria a pergunta: qual Deus (ou Deuses)?

Um anjo confidenciou que, depois de condenado, Lúcifer, arrependido, invocou Mateus 18:22 – em que Jesus diz a Pedro que não se deve perdoar sete vezes, mas setenta vezes sete,- e que Deus o perdoara. O perdão, no entanto, foi desde então mantido em segredo, pois, sem o Diabo, ninguém O levaria a sério. Além do mais, uma boa fábula não tem a menor graça sem um vilão digno desse nome. O mesmo teria ocorrido com Adão e Eva.

Frequentemente, o “amar o próximo como a ti mesmo” não inclui as pessoas muito próximas (pais, irmãos etc.), especialmente quando não partilham do mesmo credo.

 

Número de Visitas 6138

24 Comentários

  1. Eis, ímpios, a sentença que vos aguarda:

    Pro 15:6 – Na casa do justo há um grande tesouro, mas nos ganhos do ímpio há perturbação.

    Pro 15:9 – O caminho do ímpio é abominável ao Senhor, mas ao que segue a justiça ele ama.

    Pro 16:4 – O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.

    Pro 16:27 – O homem ímpio cava o mal, e nos seus lábios há como que uma fogueira.

    Pro 17:4 – O ímpio atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos à língua maligna.

    Pro 17:15 – O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao Senhor.

    Pro 17:23 – O ímpio toma presentes em secreto para perverter as veredas da justiça.

  2. A favor dos “ímpios”, cabe apresentar algumas idéias de George Bernard Shaw:

    “No man ever believes that the Bible means what it says: He is always convinced that it says what he means.”

    “Nenhum homem acredita que a Bíblia diz literalmente o que está escrito nela: O homem está sempre convencido que a Bíblia diz o que ele quer que ela diga.” (tradução livre)

    “Dizer que um crente é mais feliz que um cético é como dizer que um bêbado é mais feliz do que um sóbrio.”

    “I’m an atheist and I thank God for it”.

    “Eu sou ateu e dou graças a Deus por isso.” (tradução livre)

  3. Oi Paulo!
    A seguir, indico a seleção de obras que colacionam aforismos de Shaw:

    Not Bloody Likely — and other Quotations — from Bernard Shaw –seleção de aforismos.
    Bernard F. Dukore (Editor)
    Columbia University Press

    The Wisdom of Bernard Shaw Being Passages from the Works of Bernard Shaw
    Bernard Shaw (Author), Charlotte Shaw (Editor)
    Kessinger Publishing, LLC

    Ironias Y Verdades
    col. (clasicos di siempre)
    Editora: Longseller

    Há o lançamento de uma nova compilação. Ainda não li, mas como é de Shaw, deve ser bom.
    The Wit And Wisdom of George Bernard Shaw
    Editora: Dover Publications-id

    Também foi lançado uma nova biografia de Nietzsche, que busca confrontá-lo com o seu contexto histórico. Chama-se Nietzsche: O rebelde aristocrata, de Domenico Losurdo, editora Revan. O autor é marxista, logo, não espere profundidade filosófica nem análises pormenorizadas do eterno retorno, vontade de poder, niilismo etc.
    Um abraço, André.

  4. pecados? julgamento final?
    são manifestações (ou ameaças) de coisas que a princípio são intoleráveis pela Inteligência Suprema (ou Deus, Allah etc).

    mas isso é contraditório, pois se se pressupõe, em todas as religiões, a infinitude de Deus (onipotência, onipresença e onisciência), não faz o menor sentido, pois se existe algo que Ele não perdoa, não tolera, e que ele, com um grande e pesado martelo, julgará sumariamente cada um de nós (diga-se de passagem, uma vida só é tempo insuficiente para merecer o que se chama de paraíso eterno), significa tirar (in) justamente seus caracteres de infinito e absoluto.

    Considerar hoje a religião como um paradigma de mitologia em vigor na atualidade não é uma ofensa. É uma maneira melhor de nossa mente compreender que as religiões tentam atemorizar as pessoas com ameaças vazias de um ser que não é Deus, pois este não precisa de reconhecimento ou pagamento, pois é livre de qualquer sentimento humano negativo como carência, rejeição, intolerência etc.

    A prova que não calará é aquela que não está na Bíblia, o que faz cair por terra esse temor reverencial infundado: Tentem encontrar a palavra “inferno” em TODO o texto da bíblia… se encontrarem por favor me digam, que vou me retratar quanto a considerar a existência de um lugar de sofrimento eterno uma mera invenção dos Inquisidores de outrora.

  5. Mateus, capítulo 24:
    29 Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.
    30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.
    31 E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outa extremidade dos céus.

    Revelações de Jesus a João (Apocalipse), cap. 20:
    11 Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram o céu e a terra, e não se achou lugar para eles.
    12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então se abriram livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.
    13 Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.
    14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
    15 E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

  6. E mais: que Deus nos livre do “deus” do antigo testamento.

    Indico Máqui Quintana para acalmarmos os ânimos.. ou não:

    DOS MILAGRES

    O milagre não é dar vida ao corpo extinto,
    Ou luz ao cego, ou eloqüência ao mudo…
    Nem mudar água pura em vinho tinto…
    Milagre é acreditarem nisso tudo!

  7. A afirmação é manifestamente contraditória, porque, se existem dois tipos de pessoas e o ateu não se inclui nessa classificação, então, claro, existe um terceiro tipo de pessoa: o ateu! Logo, existem três tipos de pessoas, no mínimo, e não duas!

  8. Devemos crer sim em Deus e em seu filho jesus,e seguir seus mandamentos,ou fazer de tudo para segui-lo,mas a nossa “sorte”,é que nosso Deus,é o único Bom,pois dá a chuva e o sol,para os bons e maus,e Ele nos perdoa em Jesus!!que esteve aqui na terra,em forma humana,e Ele sabe tudo o passamos,só pessoalmente acho que não devemos nos aproveitar da misericordia e da bondade Dele,devemos teme-lo,(respeito)poque ele sabe que não somos perfeitos,e estamos sujeitos a errar,assim foi no paraíso,ele com certez sabia que poderiamos ser engandos.Infelizmentes somos fracos,mas não é impossível fazer coisas certas,justas que alegrem o coração de Deus.Existe hoje muitos falsos profetas sim,Jesus nos preveniu que isso iria acontecer,e Ele espera o nosso arrependimento sincero,isto irá nos Salvar,um ex, é o ladrão que estava ao lado da cruz,se arrependeu e Deus o perdoou.hoje em dia eu faço uma oração assim:”Obrigado Pai,por sua bondade,o seu amor e tudo que fez por nós,e me perdoa,por muitas vezes não merecer,e ensina-me a ser parecido com seu filho Jesus”..é claro que sempre vai faltar palavras,e por isso entendo agora que também não vai ser por obras,que seremos salvos,e sim por nos arrepender e pedir-lhe perdão,sincero,e como Disse Jesu”,amar o meu próximo como a ti mesmo”.pode não ser fácil,mas podemos nos esforçar!!

  9. Eata escrito:Mateus,24:”-Acautelai-vos,que ninguem vos engane;Porque muitos viram em meu nome;Eu sou o cristo e enganarão a muitos,E ouvireis de guerras,olhai não vos assusteis…terremotos em vários lugares,mas todas essas coisas são o princípio das dores…Cristo já nos havia alertado sobre tudo,os falsos profetas,os falsos cristos etc,os falso profetas são todos os das igrejas evangélicas,os católicos,os espíritas,budistas,etc etc,..e “se possível enganariam até os eleitos'”(escolhidos:justos),muitos justos fazem parte de alguma destas religioes,mas Jesus disse que não seriam engandos…

  10. Continuando sobre Mateus 24.”enganarão há muitos(falsos profetas)se possível até os escolhidos(eleitos,justos,filhos de Deus,por adoção)…Os justos passarão(estão passando)por várias religiôes buscando á Deus,por utlimo as igrejas evangélicas..(que é a doutrina mais parecida com o que Jesus pregava)não somente os pastores são falsos profetas os que se sentam nos bancos também os são ,e perseguiram os eleitos,com profesias,sinais ,prodígisos e tudo que possível para engana-los..São filhos de SATANAS,por fora como ovelhas e por dentro lobos devoradores,esta tudo escrito,não com estas palavras!!!!

  11. continuando sobre Mateus”eles se juntarão para a batalha,(enganarão á muitos com as falsas doutrinas),e estes enganados acharão que estão servindo á Deus,ex:A igreja Deus é Amor,lá as mulheres não cortam o cabelo e não se depilam!e estão achando que servem a Deus.também esta escrito em apocalípse,que o numero deles,(inimigos de Deus)é como a areia do mar,(incontáveis),vão querer guerrear com o cordeiro(jesus)”mas vai descer fogo do céu e os devorar…Á vitória será nossa!!!!

  12. Alguém precisa informar a esse pessoal que não existe absolutamente nada de sagrado na Bíblia. Tudo não passa de mitologia plagiada da tradição egípcia, suméria, pagã, judia etc. Enfim, é uma coleção de fábulas plagiadas.

  13. Vejam que interessante:
    Laura Schlessinger é uma personalidade do rádio americano que distribui conselhos para pessoas que ligam para seu show.

    Recentemente ela disse que a homossexualidade é uma abominação de acordo com Levíticos 18:22 e não pode ser perdoada em qualquer circunstância. O texto abaixo é uma carta aberta para Dra. Laura, escrita por um cidadão americano e também disponibilizada na Internet.

    “Cara Dra. Laura

    Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso. Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.

    Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como seguí-las:

    a. Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?

    b. Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?

    c. Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.

    d. Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?

    e. Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo mesmo?

    f. Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?

    g. Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?

    h. A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?

    i. Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco).

    j. Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19 porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliéster). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?

    Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável. Seu discípulo e fã ardoroso.”

  14. Bom…
    essa é a primeira vez que visito esta pagina, e desde já deixo minha breve declaração de que há temas realmente muito interessantes.

    Gostaria de deixar um breve comentário ao doutor Luis Canaris, tendo em vista que o mesmo apresentou questionamentos sobre os versículos do Antigo Testamento realmente curiosos, e com todo respeito, para pessoas que não conhecem a famosa biblia sagrada de forma geral(ou seja, de Genesis a Apocalipse ), e não somente conhecer mas praticar o que lá contem escrito, de fato não compreenderia de forma alguma o significado desses versículos.
    Mas a própri Biblia diz em Ef cap.4 que a Igreja de Cristo é um corpo, assim um pé não têm a mesma função da mão ou da orelha. com base nestes versículos compreendemos que nessecitamos uns dos outros aqui na terra como sendo nós a Igreja de Cristo, por isso a duvida do Doutor esta perfeitamente enquadrada em que a Biblia nos informa, ou seja, que um precisa do outro para crescer na fé e virtude.
    Como não quero delongar o meu comentário em rapidas palavras deixarei a sintese da sintese sobre tal assunto apresentado pelo Doutor.
    A Lei é a Torah(Hebraico) para os Judeus e significa instrução, assim O SENHOR DEUS deu a Moisés, aquele que tirou o povo da terra do Egito, e essa lei O SENHOR disse que iria ser aplicada somente na terra de Canaã, e não em qualquer lugar, e uma curiosidade fantástica, é que ela somente foi aplicada no tempo de Esdras em torno de 458 a.C., em um estado que era totalmente de Israel assim a Lei(Torah ou Pentateuco) se tornou a Constituição do Estado, mas a Lei nunca aturou a hipocresia, assim eu provo com o relato que muitos conhecem, aonde O SENHOR JESUS diz que aquele que não tem pecado que atire a primeira pedra, ou seja, aquele que nao esta em pecado, e o pior é naquele época o povo judeu já teria permitido diversas praticas de magia negra e decumpridou praticamente toda a Lei, e queriam matar alguem que eles viram que não estava de acordo com a Constituição do estado? Assim todos estavam em pecado e dignos de morte se encontravam. Por isso veio Cristo para remover os nossos pecados por meio do nosso arrependimento(não remorso, no grego mudança de mente).
    Atraves de um estudo sistematico e exautivo da Biblia e dosadas orações e pratica da mesma, e principalmente o temor aO Senhor que é o principio da sabedoria(Pv 1.7), dou esta sintese, e deixo disponível o meu e-mail-ale_metelo@hotmail.com, para quem quer conversar sobre algo a mais, pois realmente estou disposto a aprender e compartilhar o pouco que o Senhor Jesus me ensinou.
    algumas curiosidades-
    Arca de noé?? http://www.youtube.com/watch?v=Srp9Tqnoh2M&feature=related

  15. Acreditar ou não em Deus é uma escolha individual e lutamos muito para ter esse direito. Então não podemos exigir ou acusar alguém que crê. Além disso, a liberdade de culto e religião nos está assegurada pela Constituição e, independentemente do que pensamos ou no que acreditamos, o respeito pelo “outro” não se vincula à fatores religiosos, mas deve fazer parte da conduta humana. Certamente, meu Deus não é aquele Deus pagão que nos fala a Bíblia, aquele que salva os hebreus em detrimento dos egípcios, que envia exércitos invasores da Babilônia para punir “o povo escolhido”. Do fabuloso conto da serpente até a deturpação do papel de Jesus e de seus ensinamentos, a grande lição é o amor e esse deve ser desvinculado de qualquer finalidade, ou seja, eu não devo amar porque isso me levará ao paraíso, mas sim porque o amor é um fim em si mesmo. Sou estudante universitário, militante dos direitos humanos, defensor do debate e da liberdade de expressão (desde que haja respeito), crente, mas não amedrontado, e inimigo de qualquer tipo de fundamentalismo, seja religioso, seja racional. Um Abraço!

    Lucas Maciel

  16. Maravilhoso percebermos a necessidade do homem em questionar Deus, ou sua existência. Bem verdade que nada que podemos controlar ou explicar concebe o Eterno ou sua ação contínua entre as eras das eras, desde o momento que jamais teve início ou terá fim. Sim. Deus é certamente inexplicável. Aquele que embora seja considerado a plenitude de todas as coisas para alguns ou o nada para outros, é, indiscutivelmente, um desafio para nosso raciocínio.
    Sou mais um dos milhares que questionam sobre Deus. Porém, para mim Ele é íntimo. Se encontra no todo mas também se limita para se relacionar comigo de maneira que jamais conseguirei explicar. Não que não me esforce para isto, mas porque enlouqueceria pela insistência em conceituá-lo baseado no que o humano diz entender das coisas que nem sequer dominam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *