Autor anônimo
Laura Schlessinger é uma personalidade do rádio americano que distribui conselhos para pessoas que ligam para seu show.
Recentemente ela disse que a homossexualidade é uma abominação de acordo com Levíticos 18:22 e não pode ser perdoada em qualquer circunstância. O texto abaixo é uma carta aberta para Dra. Laura, escrita por um cidadão americano e também disponibilizada na Internet.
“Cara Dra. Laura
Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso. Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.
Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como segui-las:
a. Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?
b. Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?
c. Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.
d. Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?
e. Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo mesmo?
f. Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?
g. Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?
h. A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?
i. Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco).
j. Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19 porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliéster). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?
Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável. Seu discípulo e fã ardoroso.”
A BÍBLIA É O LIVRO DA INSTRUÇÃO. DELA JORRA MANANCIAL DE ÁGUAS CRISTALINAS.
”Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas. (Mateus Capítulo 7. Novo Testamento).”
Isaias o mais culto dos Profetas (Cap. 64:8 – Velho Testamento) – “Mas, agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obras das tuas mãos.”
“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.” Jeremias, O Profeta chorão 33:3,6.
Amar ao próximo como a ti mesmo resume tudo, Bíblia.
Meus Caros deste importantíssimo informativo.
Sinto uma enorme inquietação do autor deste sítio em dar publicidade às coisas que pretendem em vão desqualificar a existência de DEUS. Talvez isto seja sede de relacionar-se, intimamente, com Cristo e isto é muito bom. Indubitavelmente, o viabilizador ruma para uma saudável e frutífera convivência intima com o pai celeste.
Todo o livro sagrado é permeado de instrução saudáveis. Ensina-nos a ser feliz, sobretudo. Acalma nossa alma.
Evidentemente que o velho testamento, além de ter, inúmeros ensinamentos positivos e edificantes, possui uma parte histórica e que já está anulada com a nova aliança. Vertida pelo sangue de JESUS CRISTO na cruz do calvário. Olhemos por este ângulo, senhores. No mais, leia a Bíblia em sua inteireza. Mas, como se ler um manual inspirado por espírito Santo, por luz divina.
Rogério Lima.
Instruções saudáveis, no plural. Considere.
Abço tio Paulo…
Tem que se considerar e entender o tempo, a mentalidade do momento em que foi escrito, e também, conhecer a literatura erudita que vc está lendo… para se começar a fazer uma hermenêutica da perícope, e logo após, atualizar o texto. Além de que, seria interessante não se limitar a um “livro” da bilblia e sim entende-la integralmente, e não parcialmente. E para concluir, a pior interpretação e leitura que podemos fazer da biblia, principalmente do antigo testamento, é a literal, lendo-a como prosa, e não como poesia, novelas, sagas, todas com uma mensagem que está entrelinhas.
abç tio….
isto mesmo, Rafael. Muito bem obervado. Se possível, o professor PQ poderia nos brindar com o texto comentário hoje acerca daquele de outrora colocado nesta hora sem qualquer maior explicação.
Entretanto, ratifico meu imenso respeito e reverência ao doutor Paulo Queiroz.
Abraço.
RL.
Rafael e Rogério, vou me limitar a transcrever um comentário de uma grande autoridade portuguesa no assunto, o padre Joaquim Carreira das Neves, disponível em DN Portugal. Ei-lo:
“Faleceu José Saramago. No entender de Harold Bloom, que conheci pessoalmente, e, porventura, o maior crítico de Literatura actual, Saramago foi o maior ficcionista dos últimos 30 anos. Assim o julgo também. E este meu julgamento tem que ver com a Bíblia do Antigo e Novo Testamento como literatura. Também a Bíblia é uma obra-prima de ficção, desde o mito, passando por contos, lendas, sagas, poesia, literatura sapiencial, evangelhos, história, cartas, apocalipse. José Saramago nunca saboreou a Bíblia nesta dimensão. É paradoxal, sendo ele um dos prémios Nobel da literatura. Mas, para além de romancista, foi o homem da política e da intervenção, sempre polémico. Dentro dos próprios romances, quebra, de vez em quando, o género literário, para invectivar Deus e a Igreja. O seu ateísmo e anticlericalismo faziam parte intrínseca do seu “eu” maior. O mesmo se diga das suas intervenções sobre a verdade das coisas e das pessoas. Dava a entender que a verdade sobre tudo e todos era a “sua” verdade. No livro Pequenas Memó-rias escreve que tinha intenção de escrever um livro sobre a santidade. Segundo ele, a “santidade inquieta”. Muito gostaria de dialogar com ele sobre este assunto. Ele e a sua mulher convidaram-me para ir até Lanzarote, para descansar e conversar. Tinha intenções de rumar até lá neste Verão. Já não vou a tempo. Tenho pena. Na minha crença cristã, desejo a José Saramago o “descanso eterno”.
desejo o mesmo a Saramago, e como disse um ex professor meu de teologia: “é mais fácil protestar do que reformar”..Gosto mt e indico as obras literárias de Saramago..
abraço tio…lhe admiro!